BDA e Sabela Capital assinam Memorando de Entendimento para Impulsionar Desenvolvimento Económico e Social
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e a Sabela Capital formalizaram uma parceria estratégica por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento com o objectivo de promover o desenvolvimento económico e social de Angola.
O documento foi assinado durante uma cerimónia realizada na sede do banco, com a presença de membros da alta administração das duas instituições.
António Freire, presidente em exercício da comissão executiva do BDA, expressou a sua satisfação com o marco alcançado, destacando a importância desta parceria para o fortalecimento da economia nacional.
O acordo, rubricado no dia 27, marca o início de uma colaboração estratégica entre o BDA e a Sabela Capital, possibilitando a diversificação das fontes de captação de recursos para financiar projectos nos sectores de infra-estrutura, agricultura, indústria transformadora, serviços, além do apoio técnico na preparação e estruturação de projectos.
“A Sabela Capital, reconhecida pela sua especialização e acesso a fundos nacionais e internacionais, é uma parceira ideal para o banco na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios de desenvolvimento do nosso país”, ressaltou António Freire, em seu discurso.
Por sua vez, Dumisani Balman, presidente da comissão executiva da Sabela Capital, afirmou: “Com este acordo, temos fundos de investimentos externos disponíveis para investir em projectos e mobilizar recursos para financiar projectos nos mais variados sectores da actividade em Angola, com destaque para as infraestruturas”.
Além da assinatura do memorando, membros da Sabela Capital realizaram, de 26 a 28 de Fevereiro, visitas de constatação aos seguintes projectos financiados pelo BDA: Grupo Carrinho, em Benguela, e em Luanda, às Grandes Moagens, Oftalmed e ao grupo Boa Vida.
A Sabela Capital é uma empresa boutique com sede na Cidade do Cabo, África do Sul, com expertise em financiamento de infraestruturas, mobilização de capital e acesso a fundos nacionais e internacionais. O seu portfólio inclui projectos implementados nos países da região da SADC e na África Central, com destaque para o Gana e a Nigéria.
O BDA, por sua vez, é uma instituição financeira pública de desenvolvimento, cujo mandato é financiar investimentos em activos estratégicos para o benefício económico a longo prazo do país