O BDA

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) é uma instituição financeira pública criada ao abrigo do Decreto 37/06 de 7 de Julho de 2006 do Conselho de Ministros, com o objectivo de apoiar o crescimento económico sustentado do país. O BDA está orientado para o aumento da riqueza nacional, a melhoria contínua do bem-estar das populações e a construção e consolidação da economia do país. O BDA constitui-se num instrumento privilegiado para o financiamento do desenvolvimento da economia nacional à luz do Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo.

Sem prejuízo do apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do sector público, o BDA desenvolve preferencialmente as suas actividades tendo como objectivo o estímulo da iniciativa privada, visando nomeadamente a dotação de bens e equipamentos a capacitação e o acesso a novas tecnologias necessárias para a actividade produtiva das pequenas, médias e grandes empresas.

A Génese do BDA

A História do BDA tem o seu início em 1999, quando, com a sua visão de Estado, o Presidente da República promoveu a criação do Fundo de Desenvolvimento Económico e Social e, subsequentemente, em 2006, o BDA constitui-se como gestor único do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND), criado no mesmo ano.
Estava dado o passo para se consolidar a visão do BDA e se iniciar o cumprimentos da missão do BDA.

Na génese da criação do BDA está a reflexão sobre a necessidade de transformar os recursos financeiros obtidos pelo Estado com a exploração de recursos não renováveis do sector extractivo (petróleo e diamantes) em activos fixos geradores de rendimentos.